terça-feira, 26 de outubro de 2010

2010 Ano da Virada

Pois é... diziam que não chegaríamos no ano 2000, que o mundo acabaria, e nós chegamos sim, e com muita festa muitos fogos de artifícios.
E eis que chegamos a 2010, que para mim, vem sendo ano de mudanças diversas. Uma delas estava na resolução de Ano Novo: escrever um livro!
Mas... sobre o que escrever? Um livro de ficção ou técnico? Inventar personagens, escrever sobre conhecimentos e vivências? Por onde começar? qual seria a primeira linha a se escrever?
Em meio aos SPAMs que recebo diariamente veio a dica: um workshop que me orientaria em como escrever meu livro. Enviei o email e marquei minha presença. Foi um sabado mágico em 23/01/2010
Em meio a uma turma heterogênea de conhecimentos e vivências, praticas e objetivos, ouvimos alguém que passou pelo mesmo momento, pelas mesmas dúvidas. Que nos contou seus medos, preocupações, dúvidas e suas pesquisas. Fizemos exercícios práticos, e ali, naquele momento, tive a certeza de que conseguiria sim !
As semanas se passaram e não vinha a inspiração criativa e a dúvida ainda persistia: qual tema escreverei? Até que o desejado e inesperado aconteceu. Dirigindo para casa pensei numa introdução. Cheguei em casa e escrevi.
"Introdução" e saí descrevendo um tema por mim bastante conhecido, faz parte da minha vida estudantil e profissional. Foram 2 páginas rapidamente criadas. Enviei para minha sobrinha que perguntou: quem escreveu? E eu disse orgulhosa: fui eu! Isso foi em 16/08/2010.
Dali parti para a formatação (olha a perfeccionista surgindo por detrás da inspiração), criei um formato A5 (14x21), criei uma capa, agradecimentos, dedicatória... 24/08/2010
Ao completar 20 paginas, enviei para minha irmã, namorado e amiga lerem, para sentir a reação deles... 20/09/10
No aniversário da mamãe fui ao Rio visitá-la e toda orgulhosa levei 30 páginas para ela ler já impressas para facilitar. 25/09/2010
Neste ponto, as idéias já fluiam rápidas, os dedos, nervosos para digitar mais e mais... e o livro crescia ! Já não seria o momento de procurar a editora? 30/09/2010
Dia de eleição, amanheceu chuvoso, que bom! Fui votar e voltei correndo para casa, queria escrever mais, já eram 94 páginas! Conforme escrevia, voltava, revisava, inseria imagens... Já eram 99 imagens! 03/10/10
Até que me dei por satisfeita. Acabei o meu primeiro livro, de verdade, porque as monografias para pós-graduação não conto, ACABEI !! 116 páginas, 116 imagens!! 05/10/10
Pesquisando na internet vi que poderiam as imagens serem todas em preto e branco. Revisei uma a uma, tirando as cores, melhorando contraste e pronto!
Ganhei esse blog! 09/10/10
Imprimi, li tudinho, mamãe leu, fiz umas pequenas correções e parti para a negociação com a editora escolhida. 11/10/10
Hoje assinei o contrato para a editoração!  27/10/10

Sds/Elianete

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!!!!!!!
    Que orgulho!!!
    Parabéns minha dinda linda!
    Vc correu atrás do que queria e conseguiu!
    Estou muito orgulhosa!!!

    Boa sorte com td!!

    Bjuuuuuuuuu

    ResponderExcluir